Sobre
Projeto Navegar
>>> O idealizador
“Minha 'ideia' de navegar surgiu há muitos anos. Talvez tenha nascido em meados dos anos 90 quando construí minha primeira embarcação! Sim, meia casca de noz com uma folhinha verde como vela, quando eureca dei de presente para minha tia-avó Diva - já que a noz era dela - após descobrir que flutuava na água! Isso aos 10 anos de idade. Outra nostálgica e amável lembrança foi de ter conhecido o 'Tio Vadico' - cunhado de minha tia avó - e seu caíco de pesca que, eu, ao bater os olhos fiquei fascinado em ter [construir] um também. Daí minha paixão por barcos ao ver que aquela arte em madeira por suas mãos deslizava pelas águas do 'Mar de Dentro' tão lindamente! De lá pra cá foram várias outras ideias, aventuras e descobertas, mas a maior delas foi, justamente, de que nasci um homem livre: – Livre para sonhar, livre para realizar e livre para navegar!” Bento
Mateus Bento é natural da cidade de Pelotas-RS, navegador amador e carpinteiro naval, empreendedor e amante das riquezas naturais do Brasil, especialmente as águas. Seu objetivo (grãozinho de areia) é partilhar ideias e propalar ideais onde à luz dos acontecimentos, à Lagoa dos Patos (laguna no estado gaúcho), emerge a necessidade acerca de como podemos melhor preservar e usufruir das belezas e recursos que nossas águas proporcionam e vir nos fazer prosperar e ajudar construir um legado às futuras gerações. A forma que encontrou de aludir e de continuar este processo que muitos já deram início fora o de projetar e construir duas embarcações através de sua iniciativa batizada como 'Projeto Navegar', utilizando um barco à vela de 19 pés [‘Pelota I’] navegando – primeira etapa – em direção à Capital Gaúcha, costeando parte do litoral gaúcho por meio de suas águas abrigadas (interior) saindo da cidade de Pelotas-RS (Praia do Laranjal) até a cidade de Porto Alegre-RS (Parque Maurício Sirotsky Sobrinho), promovendo cômpito de idealizadores e parceiros conectados com a maior laguna da América do Sul bem como águas adjacentes, também interessados com as questões ambientais e econômicas ao turismo regional e ao setor náutico e naval brasileiro que merecem rica atenção e prestígio. A expedição embarcada terá o percurso de ida e volta ao qual aproxima-se de uma distância de 540 milhas náuticas (1.000 km). O retorno – segunda etapa – dar-se-á através da embarcação [‘Pelota II’] a remo de 19’ (embarcação semelhante à utilizada pelo navegador Amyr Klink em sua travessia do Atlântico, 1984). E, então, logo após seu regresso, sendo expostas no Largo do Mercado Público da cidade pelotense ensejando a mais nova e audaciosa expedição e rota desbravadora da navegação amadora no Brasil.
>>> O Projeto Navegar e suas etapas:
1. Compilação do Projeto Navegar: objetivos, termos e condições.
2. Captar recursos financeiros, humanos, técnicos e materiais ao projeto (parcerias).
3. Divulgação via mídias sociais e sites locais (voga).
4. Construção dos barcos (propulsão à vela e a remo) como meio de transporte nostálgico à expedição utilizando-se de tecnologias como: métodos construtivos (wooden boats), salvatagem, comunicação, energia renovável, SPDA, dentre outras.
5. Instituições de ensino superior privadas e/ou públicas (parcerias e/ou voluntariado).
6. Órgãos de apoio: segurança e navegação (apoiadores).
7. Execução da rota náutica com partida na cidade de Pelotas (RS) com a embarcação ‘Pelota I’ [vela 19’], passando por Ilha dos Marinheiros, Rio Grande (RS), Molhes da Barra, São José do Norte (RS), Farol Cristóvão Pereira em Mostardas (RS), Ilha Grande em Palmares do Sul (RS), Parque Estadual de Itapuã em Viamão (RS) e chegada em Porto Alegre (RS). O retorno dar-se-á através da embarcação ‘Pelota II’ [remo 19’] passando por Guaíba (RS), Barra do Ribeiro (RS), Ilha do Barba Negra, Tapes (RS), Arambaré (RS), São Lourenço do Sul (RS), Colônia Z-3 e, por fim, Pelotas (RS). Logo após seu regresso, sendo as embarcações expostas ao público no Largo do Mercado Público da cidade pelotense.
8. Identificação do potencial turístico regional, da prática de esporte e lazer, de comércio e serviços náuticos, de construção naval e demais segmentos afins ao enriquecimento da cultura náutica e economia local.
9. Coleta, processamento e armazenamento de dados obtidos através de amostras, fotografia, filmagem e georeferenciamento.
10. Organização e compilação de livro brochura e digital de título: ‘Projeto Navegar’, de autoria de Mateus Bento, navegador brasileiro (+ parceiros de jornada).
>>> Campos de interesse a ser explorados com o Projeto Navegar:
- Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.
- Preservação Ambiental e Guarida à Nossa Amazônia Azul.
- Economia Local.
- Sistemas de Salvatagem (Sinalização e Autorresgate).
- Sistemas de Comunicação Via Satélite e Rádio VHF.
- Sistemas de Georreferenciamento.
- Sistemas de Energia Renovável.
- Sistemas de Estabilização para Embarcações.
- Sistemas de Proteção contra Incêndio (SPCI).
- Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA).
- Registro Fotográfico e Filmagem Aérea e Submarina.
- Participação de Instituições de Ensino Público e Privado.
- Parceria e Apoio de Empresas Privadas.
- Criação da 'Regata 19' que reúne todos os veleiros de 19' em um percurso de 19 milhas náuticas (35,188 km) fortalecendo a cultura da construção naval com predominância em madeira (wooden boat building) bem como a navegação em uma nova 'classe' de barcos de madeira no Brasil.
>>> Ações práticas a serem executadas:
- PJT: Projeto
- OFC: Ofícios
- CT: Corpo Técnico da Expedição (preparadores físicos e navegadores)
- AP: Apoio (clubes náuticos, órgãos competentes de resgate e Marinha do Brasil)
- TN: Treinamento Náutico (cartografia náutica, navegação astronômica e por instrumentos eletrônicos e digitais)
- CF: Condicionamento Físico
- CN: Construção de Embarcações [Carpintaria Naval WBB]: Barco à vela 19’ - ‘Pelota I’ e Barco a remo 19’ - ‘Pelota II’ (projetos, ensaios, construção; materiais, hidrodinâmica, plano vélico, motor, energia, SPCI, SPDA, comunicação, GPS, sinalização, ancoragem/atracação, flutuabilidade, resgate, dispositivos de navegação, registro de embarcações)
- SSAA: Sistemas de Salvatagem em Ambientes Aquáticos [Navegar TEC]
- NAV: Expedição Embarcada: Pelotas-RS > Porto Alegre-RS (vela) / Porto Alegre-RS > Pelotas-RS (remo)
- RD: Registro Documental: fotografias, vídeos, exposição, livro em brochura e digital
A proposta do Projeto Navegar, certamente, vai muito além de uma bela travessia no 'mar'. Neste exato momento há milhares de brasileiros nos campos e fronteiras, condomínios e escritórios, avenidas e ruelas, sonhando em velejar e remar, maturando n’alma o solene desejo de fazer valer a pena. O Projeto Navegar vem convidar todo aquele que um dia deseja e quer conhecer o 'Mar de Dentro' [Lagoa dos Patos] por si só, não o 'mar' que apenas em livros, cinema e estórias desdobra-se em ondas imaginárias página a página, tela a tela e conto a conto, mas o 'mar' que se lê nas entrelinhas do tempo e das marés, se vê e se observa, atentamente, à linha do horizonte e se sente ao tocá-lo e prová-lo. E tem jeito melhor de fazer isso se não for navegando por suas próprias mãos?! Viagem ou aventura, expedição ou travessia, jornada ou faina, denomine do jeito que der! Só não vale deixar de realizar, pois a emoção e a razão estão bem além do trapiche ou quebra-mar!
>>> Siga nossas redes sociais em: linktr.ee/projetonavegar.com.br
Se você se identificou com o Projeto Navegar, já constrói ou gostaria de construir embarcações de madeira de forma ornata, não hesite em curtir e nos contatar através das mídias sociais. Estaremos ansiosos para saber mais sobre sua experiência com a Lagoa dos Patos! Se preferir, acesse nossa página de apoio coletivo em www.apoia.se/projetonavegar e sinta-se à vontade em contribuir como desejar desta história você também!
"Sou um 'medíocre' na História da Navegação 'brasileira', mas de uma coisa estou convicto: daqui há 150 anos, nem eu nem ninguém estará mais na face desta Terra, e eu não viria nem viveria neste Planeta para passar em branco, mas, sim, no azul, no verde e no areia e, assim, marcar no mapa da vida uma bela navegada. A não ser que o Criador disto Tudo venha neste meio tempo e amplie o regalo." Bento


Largo do Mercado Público | Pelotas-RS
Trapiche do Laranjal | Pelotas-RS






Lagoa [laguna] dos Patos | Rio Grande do Sul, Brasil
Ponto de Partida
Este será o ponto de partida da expedição embarcada do Projeto Navegar, lugar este denominado como 'Trapiche do Laranjal' ou 'Trapiche da Praia do Laranjal' localizado no bairro (praia) Valverde, construído em 1968 como ponto - à época - utilizado por sócios do Valverde Praia Clube onde estes acessavam de barco a remo para praticarem a pesca esportiva e usufruírem ainda da bela paisagem da Lagoa dos Patos a seu redor. Na década de 70, então, construído acesso seco [passarela] (extensão até faixa de areia à orla da praia) aumentando o prestígio de usufruir das belezas naturais locais.
Localização
Trapiche do Laranjal, Pelotas-RS, Brasil, América do Sul
31° 46' 20'' S 52° 13' 30'' W
Coordenadas
Destinação atual
Ponto Turístico na cidade de Pelotas-RS
Parada da 1° jornada
Este será o ponto de parada para troca de barcos onde a embarcação 'Pelota I' (barco à vela 19') terá seu revezamento feito pela embarcação 'Pelota II' (barco a remo 19'), lugar este denominado como 'Trapiche do Parque da Orla do Guaíba' localizado ao Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (prainha das cuias) como parte do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Porto Alegre dentre os planos específicos de requalificação na Capital Gaúcha.
Localização
Trapiche da Prainha das Cuias, Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, Porto Alegre-RS, Brasil, América do Sul
Coordenadas
30° 02' 36'' S 51° 14' 09'' W
Destinação atual
Trapiche público para embarcações de esporte e recreio
Partida da 2° jornada
Este será o mesmo ponto a ser realizada a parada da primeira jornada para revezamento de barcos, lugar este denominado como 'Trapiche do Parque da Orla do Guaíba' localizado ao Parque Maurício Sirotsky Sobrinho em Porto Alegre-RS como elencado ao segundo mapa acima nas mesmas coordenadas geográficas.
Ponto de Chegada
Este será o mesmo ponto da partida da expedição, lugar este denominado como 'Trapiche do Laranjal' na cidade pelotense, elencado como local ao primeiro mapa acima nas mesmas coordenadas geográficas.
Ponto de Exposição
Este será o ponto de exposição em evento demonstrativo aberto ao público das embarcações 'Pelota I' (barco à vela 19') e 'Pelota II' (barco a remo 19'), lugar este denominado como 'Largo do Mercado' ou 'Largo do Mercado Público' localizado ao centro histórico da cidade pelotense, local símbolo da cultura e tradição de Pelotas, promovendo atividades de turismo e lazer, além de fomentar a economia e desenvolvimento do município.
Localização
Largo do Mercado Público Central de Pelotas (Largo Edmar Fetter), Pelotas-RS, Brasil, América do Sul
Coordenadas
31° 46' 13'' S 52° 20' 32'' W
Destinação atual
Espaço público para eventos abertos à comunidade